Atendimento Psicológico Online

O que é o Atendimento Psicológico Online?

 

Atendimento Psicológico Online é uma ferramenta a mais de auxílio no qual se realiza um contato via Skype ou WhatsApp, fazendo uso de um computador, uma câmera de vídeo, um microfone, fone de ouvido e um acesso rápido via internet. Ambos, profissional/paciente, devem ter acesso a essas ferramentas por ocasião da consulta. Existe, ainda, a possibilidade de contato via WhatsApp para fins de esclarecer alguma dúvida.

 

É importante entender a diferença entre Orientação Psicológica Online e Psicoterapia. A Orientação Psicológica Online entende-se como um processo breve e pontual, especificamente voltado para a orientação ou aconselhamento psicológico. A Psicoterapia ó uma intervenção psicológica que requer um processo longo, presencial, realizado em consultório, na qual  não se restringe a sofrimentos psíquicos imediatos, mas sim a questões de conteúdos psicológicos mais profundos e de reestruturação da personalidade.

 

Serviços Psicológicos Autorizados

 

Conforme o artigo 1o. da nova resolução 011/2012) são reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância:

 

Art. 1o. São reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:

I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;

II. Os processos prévios de Seleção de Pessoal;

III. A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;

IV. A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;

V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

 

Regulamentação

 

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia, CFP No. 011/2012(http://site.cfp.org.br/resolucoes/resolucao-cfp-no-0112012 ), foram regulamentados os serviços psicológicos online realizados através de meios tecnológicos de comunicação a distância (atendimento online).

 

Para maiores informações favor acessar o site do Conselho Federal de Psicologia (http://site.cfp.org.br/ ) ou o site do Conselho Regional de Psicologia ( http://www.crp11.org.br ). Conforme a Resolução 011/2012 do CFP, não é permitida a psicoterapia online! Atualmente são permitidos no máximo 20 contatos ou encontros virtuais síncronos ou assíncronos. Este site aguarda o devido credenciamento junto aos CFP e CRP para prestar Orientação em Psicologia Online.

Sigilo e o Código de Ética do Profissional

 

O Atendimento Online segue as mesmas regras e obrigações éticas e profissionais do atendimento tradicional em consultório, preservando o sigilo e o respeito pelo paciente. Sua identidade e informações são confidenciais. O profissional está obrigado a todas as leis estabelecidas no Código de Ética Profissional do Psicólogo ficando assim garantidos o sigilo, a qualidade, a ética, a responsabilidade e a segurança do serviço oferecido ao paciente. Perante a lei não haverá diferença entre os atendimentos prestados via online e os fornecidos no consultório. Diante desse fato, é de crucial importância que ambos, psicólogo e paciente, estejam guardados sob forte proteção virtual. Faz-se necessária a existência de anti-vírus, firewalls e sistemas operacionais atualizados. Não se recomenda o uso de computadores públicos. É de obrigação do paciente prover tais meios de segurança para o computador do qual ele, paciente, fará uso. Em si tratando de internet, vale lembrar que sempre haverá o risco de vulnerabilidade dos dados expostos, considerando que a internet não é um meio totalmente seguro. Para melhor preservar o sigilo dos atendimentos, além das recomendações já citadas, recomenda-se fazer a exclusão do histórico do Messenger, Skype, GoogleTalk, ICQ, etc.

 

Para maiores informações, acessar o site do Código de Ética do Profissional de Psicologia:

<http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2012/07/resolucao1987_2.pdf

 

Sessões

 

Os serviços psicológicos através de computador são considerados breves e focais. O CFP tem adotado para os atendimentos online o número máximo de 20 sessões. Esse contato acontece via internet de 1 a 2 vezes por semana, com duração de 50 minutos ininterruptos. Isso deve ser feito em um ambiente sigiloso, tranquilo, sem interrupções, no qual o paciente possa se concentrar e ao mesmo tempo se sentir à vontade para falar sobre os seus problemas. A marcação das consultas deverá acontecer de forma prévia, estando ambas as partes de acordo e cientes do compromisso. A pontualidade é indispensável nessa forma de contato. Os atrasos não serão compensados. Caso aconteça uma falha na comunicação, ambas as partes entrarão em um acordo quanto aos possíveis custos e responsabilidades.

Os agendamentos das sessões online ocorrerão após o primeiro contato do paciente com a profissional através do WhatsApp ou ligação para (77) 98862-3747; em seguida, a profissional enviará um formulário para o paciente especificar suas informações pessoais.

 

Valores e Formas de Pagamento

 

O pagamento deverá ser realizado via depósito bancário, transferência ou cartão de crédito e o comprovante do pagamento será enviado via e-mail. O depósito deverá ocorrer antecipadamente. Caso a sessão venha a ser cancelada, o valor será devolvido ao paciente ou responsável. As sessões devem ser marcadas com um mínimo de 48 horas de antecedência. Caso deseja desmarcar, favor comunicar com 24 horas de antecipação para que o horário seja oferecido a outro paciente que necessitar. O não comparecimento ou falta de justificativa do paciente serão considerados como atendimento realizado e, portanto, será cobrado. Para marcar o atendimento, entrar em contato via e-mail ou telefone (veja marcação de consultas). Atrasos não serão compensados. Caso aconteça uma falha na comunicação, ambas as partes entrarão em um acordo quanto aos possíveis custos e responsabilidades.

 

Indicação

 

O atendimento online é uma ferramenta de ajuda ao paciente, porém jamais deverá substituir a relação pessoal no consultório. Trata-se de uma forma de comunicação a distância que visa a um atendimento informativo, focal e temporário, onde não haja comprometimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Em geral, se aplica a situações extraordinárias nas quais haja o impedimento ou inviabilização do contato no consultório. Todavia, o mesmo deverá ser de forma temporária, visando suprir uma necessidade imediata e circunstancial do paciente, como por exemplo pacientes em trânsito ou que se encontrem temporariamente impossibilitados de comparecer ao consultório por motivo de força maior.

Público Alvo e Autorização para menores de 18 anos

Os atendimentos online se destinam aos maiores de 18 anos que desejem receber serviços de orientação psicológica e aconselhamento. Em se tratando de menores de 18 anos de idade é imprescindível a autorização legal dos pais ou responsáveis, de preferência por escrito. Esta autorização será discutida com os pais ou responsáveis antes do atendimento.